TESTE

Fortaleza Indie Development

FIND l Fortaleza Indie Games acontece nesse sábado 16/11

por Miguel Pontes

Você sabia que aqui em Fortaleza tem uma galera que desenvolve jogos digitais com a mesma qualidade das produções gringas? E se eu te dissesse que alem disso eles mantem uma agenda de encontros periódicos onde eles se reúnem pra trocar informações e experiencias com outros desenvolvedores e publico entusiasta? E ai, se interessou?

Pois saiba que nesse sábado 16/11 a partir das 15h na Casa de Cultura Digital de Fortaleza vai rolar mais uma edição do FIND (Fortaleza Indie Games) que é o encontro de desenvolvedores de jogos, realizado pela IGDA Fortaleza(International Game Developers Association - Capítulo Fortaleza).

O evento contará com mesas redondas com a temática desenvolvimento de jogos. E uma conversa com lideranças da área como Ítalo Furtado da Ascende Jogos e convidados como Studio 85 Games e Jales Jefferson do Hub Jogos, que comentam suas experiencias na Game Jam Plus 2019 e suas expectativas para o cenário local.

Além das presenças de peso do cenário local, o espaço vai contar com vários jogos da galera pra conhecer e experimentar.

Então, se você curte jogos e quer dar uma moral pra galera local aparece por lá e confere o evento de perto. A entrada é GRATUITA.

Confira abaixo entrevista com Rômulo Jardim, presidente do IGDA e realizador do evento

Cone - Primeiro, você pode começar introduzindo do que se trata o Find?

Rômulo Jardim - O Fortaleza Indie Games ( Find ) é o maior encontro aberto e gratuito de Desenvolvedores independentes e Estúdios de Jogos em Fortaleza. O evento já está indo para sua 8° edição que ocorrerá no próximo sábado, dia 16 de novembro na Casa de Cultura Digital. A proposta do evento além de fomentar o setor de desenvolvimento de jogos, acolhendo desde o hobysta, o fan de games e os criadores de jogos, reunindo todos no mesmo ambiente. Sua proposta é ser um evento rotativo acontecendo em diversos locais de nossa cidade, facilitando para que todos possam ter acesso e conhecimento do mesmo. O evento hoje é organizado pelo IGDA Fortaleza (International Game Developers Association - Capítulo Fortaleza) em apoio com a Ascende Jogos (Associação dos Desenvolvedores Cearenses de Jogos).

Cone - Como está o cenário de desenvolvimento de jogos indies locais hoje?

Rômulo Jardim - O setor local está atualmente ganhando cada vez mais espaço com a criação da Ascende jogos, focada em ajudar os pequenos estúdios a se formalizar, fechando parcerias com o Sebrae e diversas instituições e juntamente com o IGDA Fortaleza, acolhe e orienta indivíduos, desde estudantes até apoiadores. Isso tem dado seriedade à algo que antes era apenas uma "centelha de empreendedores". Recentemente realizamos uma competição, Game Jam, na última feira do conhecimento e soluções para a saúde, em parceria com a SECITECE (Secretaria de Ciências e tecnologias do estado do Ceará) e a Fio Cruz ( Fundação Osvaldo Cruz). Na competição as equipes passaram 48 horas desenvolvendo um jogo com foco na área da saúde e os vencedores receberam bolsas para continuar o processo de desenvolvimento do jogo, espera ser lançado no 2° semestre de 2020.

Cone - Qual a importância de um evento como esse para profissionais, fãs e entusiastas?

Rômulo Jardim - Como fora dito, é um local de Network, troca de experiências e início de várias parcerias e oportunidades para queles que fazem parte do cenário. Temos trabalhado para que cada evento possa evoluir em conteúdo e comunidade contando que em nossa cidade existem profissionais extremamente capacitados e que estão dispostos a acolher a todos que tem curiosidade de conhecer o cenário local.

Cone - O que o cenário atual precisa para crescer e se desenvolver?

Rômulo Jardim - Em todos os encontros nós estimulamos cada vez mais que quem já está inserido no cenário possa cada vez mais se empoderar e se tornar fomentador. Nós sabemos que para um setor crescer, primeiro temos que ter ele bem conciso e disciplinado para que posteriormente mostremos cada vez mais profissionalismo. Além disso, temos como coletivo, tentado acionar cada vez mais setores públicos e procurado parcerias e incentivos fiscais para desenvolvimento do mesmo.

Cone - A nível pessoal, tem algo que está te deixando mais empolgado no evento deste final de semana? 

Rômulo Jardim - Pessoalmente fico feliz por ver esse cenário se desenvolver com a velocidade e reconhecimento que sempre desejei. Como profissional que não quer "se exportar" continuo acreditando que Fortaleza tem capacidade para se tornar um desbravador polo tecnológico de desenvolvimento da indústria de jogos no estado do Ceará. E agradeço a todos que tem feito o mesmo para isso possa se tornar realidade.

*ENTREVISTA REALIZADA PELO JORNALISTA DA CONE BRUNO MELGACIO

Serviço

Evento: FIND - Fortaleza Indie Games

Onde: Casa de Cultura Digital de Fortaleza

Local: R. dos Pacajús - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-520

Horário: a partir de 15H

Entrada: GRATUITO

Recomendados