TESTE

FORTALEZA, CE, BRASIL, 22-07-2020: Ana Clara é paratleta e pratica natação. Inclusão Social no esporte. (foto: JÚLIO CAESAR / O POVO)

RENOVAÇÃO

por

A personalidade tímida de Clara Carvalho contrasta com a história de superação da jovem de 15 anos. Diagnosticada no momento do parto com mielomenigocele - má formação congênita na coluna vertebral -, passou por mais de 20 cirurgias e tem um acompanhamento clínico reforçado para construir carreira vitoriosa na classe S6, SB6 e SM6 da natação.

A fisioterapia, por exemplo, já fazia parte da rotina desde bebê. Na adolescência, iniciou a hidroterapia para ajudar na postura corporal e qualidade de vida. O talento nas piscinas, então, começou a despontar. "Nesse momento começamos a ver em Clara a paixão em nadar, sempre dedicada a aprender", conta Roger, pai de Clara.

Integrada ao núcleo Nadar, da Associação D'eficiência Superando Limites (Adesul), os torneios aquáticos viraram rotina. Aos 14 anos, com os primeiros índices paralímpicos, qualificou-se para a disputa do Campeonato Brasileiro e trouxe medalha de bronze nos 50 m livres. "O esporte é um dos melhores antídotos contra o preconceito e isolamento social", aponta Clara.

No início de março deste ano, a jovem paratleta foi até Recife para fazer história mais uma vez: em disputa Norte/Nordeste, conseguiu cinco medalhas de ouro e outras duas de prata. "Dentro da natação, faço da minha vida um exemplo para os que convivem com a deficiência seja ela qual for.", comenta.

A atuação voltou a chamar a atenção a nível nacional: foi convidada pelo técnico da seleções sub-18 e sub-20, Fabiano Quirino, a participar da semana de treinamento online de jovens da natação. "Foi o máximo participar desse encontro com diversos atletas medalhistas e reencontrar os amigos", diz Clara.

A trajetória vitoriosa no paradesporto é fortalecida pela admiração por outros atletas. A grande referência é a conterrânea Edênia Garcia, tricampeã mundial e com medalhas conquistadas em todos os Jogos Paralímpicos de Verão desde 2004.

TAGS:

Recomendados