Beijo gay na Marvel

Wiccano e Hulkling: Conheça o casal gay da HQ censurada na Bienal do Rio

por Fernando Diego Sioli

No início de Setembro de 2019, o relacionamento de Wiccano e Hulkling foi censurado. A polêmica envolveu uma ação, por parte do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, na qual determinou que a organização da Bienal do Livro do Rio recolhesse da feira a HQ Vingadores - A Cruzada das Crianças, da Marvel Comics.

Passada a polêmica, os personagens se tornaram famosos, mas resolvemos trazer mais detalhes da vida do casal. Principalmente, para mostrar porque eles formam o casal gay mais carismático dos quadrinhos.

Veja também: Após polêmica com HQ, Prefeitura de BH quer sediar próxima Bienal: "Aqui não se prende livro"

Para se ter uma noção, os personagens Billy Kaplan e Teddy Altman, os nomes reais de Wiccano e Hulkling respectivamente, apareceram em 2005. Mas tiveram seu primeiro beijo estampado somente em 2012 no número 9 da HQ censurada. 

Wiccano e Hulkling, casal dos Jovens Vingadores da Marvel
Wiccano e Hulkling, casal dos Jovens Vingadores da Marvel (foto: Reprodução)

O mais interessante é que o beijo dos dois não é exatamente um marco. Não é o primeiro beijo entre dois homens nas HQs. Nem entre super-heróis da Marvel. Por exemplo:

  • O personagem Blake da revista X-Force, spin-off dos X-men, beijou seu namorado em 2001. Apesar dele ter sido morto na mesma edição;
  • Rictor e Shatterstar se beijaram em 2009, na X-Factor, também dos X-men;
  • Daken beijou o personagem Bullseye, que estava montado de drag queen, em 2010;
  • E o primeiro personagem gay dos quadrinhos, Estrela Polar beijou seu namorado Kyle Jinadu na revista do grupo Alpha Fight em 2011

Então, podemos resumir que é só um beijo entre duas pessoas que se amam. Mas é bem mais que isso, pois registra algo que deveria ter acontecido desde o momento que os personagens começaram a se relacionar.

Jovens Vingadores
Jovens Vingadores (foto: Divulgação)

Na verdade, existem razões pela demora do beijo, principalmente relacionados aos fatos de Guerra Civil, Invasão Secreta e Reino Sombrio. Sendo assim, o relacionamento ficou pouco explorado. Na verdade, o relacionamento entre Wiccano e Hulkling, incluindo o esperado beijo entre os personagens, é algo que salva o roteiro da HQ. Já que história de "A Cruzada das Crianças" vem acompanhada de diversas críticas.

Wicanno: Mutante com poderes místicos

Wiccano (Billy Kaplan)
Wiccano (Billy Kaplan) (foto: Divulgação)

Só para deixar logo claro, Wiccano é um dos personagens místicos mais poderosos da terra, tendo até herdado o Olho de Agamotto em algumas realidades alternativas. Esse poder todo vem de seus pais, que são descobertos na história um pouco depois: Visão e Feiticeira Escarlate, famosos integrantes dos Vingadores. Ele, ainda, é irmão gêmeo de Célere. 

CONFERE A LISTA: 10 Personagens Geek que viraram Ícones LGBT no Brasil

Assim, como Wanda, Billy possui poderes de manipulação da realidade e todos os poderes mágicos, como voo, manipulação de elementos naturais, cura, teletransporte e muitos outros. 

O personagem sempre teve muito destaque dentro, de equipes como Jovens e Novos Vingadores, se tornando até líder do segundo time, na formação da equipe foi montada em meados de 2015 no movimento Nova Marvel.

Hulkling: Mutante, Skrull ou Kree?

Hulkling (Teddy Altman)
Hulkling (Teddy Altman) (foto: Reprodução)

Teddy teve um início confuso e não tinha certeza de quem era. Criado por sua mãe, que na verdade seria uma Skrull se passando por humana, ele acreditava ser mutante e por isso escondia seus poderes de metamorfose e super-força.

Antes de saber toda a verdade, ele foi recrutado pelo Rapaz de Ferro para lutar contra o Kang, o Conquistador, e conheceu sua turma, os Novos Vingadores, e foi nesse momento que conheceu Wicanno.

Lembrando o confronto íntimo da Capitã Marvel, Hulkling precisa entender sua verdadeira origem, que passa dentro da guerra Skrull versus Kree. Ele consegue despistar as duas raças e viver na terra. 

"Por que o Estrela Polar fica com toda a diversão?"

Hulkling & Wiccano
Hulkling & Wiccano (foto: Reprodução)

Depois do casal se formar, eles partem para várias aventuras juntos. Que tem escalas grandes e pequenas. Durante uma entrevista à Kat Farrell, o casal brinca revelando ao público que o relacionamento deles não é só um rumor, perguntando porque o Estrela Polar fica com toda a diversão.

Recentemente, o casal precisou lidar com Loki, que, inconformado por não fazer um acordo com Wiccano, criou uma intriga que fez os dois se desentenderem. Incluindo um bar de dragqueens, balada, um beijo com outro Jovem Vingador, o Prodígio, entre outros problemas que tiveram que lidar, antes da reconciliação.

LEIA TAMBÉM: Representatividade no MCU: Marvel confirma personagem abertamente gay em Eternos

Em um vislumbre do futuro 20XX, Billy e Teddy aparecem vivendo juntos e felizes, mais velhos com uma filha, chamada Katie.

O mais interessante do casal é que cada um dos personagens tem a sua própria história, e nenhum se sobrepõe ao outro. O que deixa a ligação entre os dois mais orgânica e empática para o público. Fazendo deles, talvez, o casal mais carismático dos quadrinhos atualmente, independentemente de orientação sexual.

Vida longa ao amor de Wiccano e Hulkling! ♥

Confira a seguir um episódio do nosso podcast O Orgulho Contra-Ataca, na qual falamos sobre a próxima fase da Marvel nos Cinemas e de como a representatividade está se tornando algo mais real na gigante do entretenimento. Dá o play abaixo:

Listen to "#16 - Marvel, há cada dia mais inclusiva e milituda" on Spreaker.

Recomendados