Alan Rickman como Severus Snape

4 anos sem Snape

por Miguel Pontes

Amanhã fazem exatamente 04 anos, da morte do ator Alan Rickman, que na ultima década ficou famoso por interpretar o Professor Severus Snape, da casa Sonserina em toda a saga de Harry Potter nos cinemas.

Rickman, que tinha 69 anos, faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas.

Vários fãs da saga repercutiram sua morte, na época, em redes sociais e sites, fazendo homenagens a ele em todo o mundo.

J.K Rowling, autora dos livros da saga Harry Potter, postou o seguinte na ocasião:

"Não há palavras para expressar como chocada e devastada estou de saber sobre a morte do Alan Rickman. Ele era um ator magnífico e um homem maravilhoso. Meus pensamentos estão com Rima (esposa do ator) e o resto da família de Alan. Nós todos perdemos um grande talento. Eles perderam parte de seus corações"

Recordo de que recebi a noticia com imensa tristeza a época. Sempre curti a saga Harry Potter, mas nunca fui um Potter Fã. Aliás, o ator era mais lembrado por mim como Hans Gruber, o vilão que acabou com o natal de Jhon McLane (Bruce Willis) e dos funcionários do Nakatomi Plaza, criando ali, um outro ícone da cultura pop, o filme Duro de Matar.

Lembro também de Alan Rickman como o Xerife de Nottingham, que tinha como objetivo capturar Robin Hood e seu amigo Mouro, interpretados por Kevin Costner e Morgan Freeman respectivamente. Esse outro mais um clássico da Tela Quente e da Sessão da Tarde. Robin Hood: O Principe dos Ladrões. - E aqui você já deve estar com aquela música do Brian Adams na cabeça (Everything I Do).

Já depois da estrondosa fama de Harry Potter, vi um Rickman longe dos papeis de vilões e anti-herois, que o marcaram nas grandes produções, para viver um homem comum, Harry, que tem sua traição a esposa descoberta na noite de natal, em um dos inúmeros desdobramentos da comédia romântica, Simplesmente Amor. Esse já um "novo clássico" moderno de natal, que merece até um texto dedicado em um outro dia.

E por fim, lembro dele como o Juiz Turpin, no musical de terror de Tim Burton, Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet. Nesse protagonizado por Johnny Depp e Helena Bonham Carter, que também contracenou com ele na saga Harry Potter.

Viu só? Alan Rickman já gostava de estragar os natal das pessoas. Era praticamente um Grinch moderno.

O cara era muito versátil e soube lidar bem com a dualidade que o personagem Severus Snape tinha de esconder durante os 9 anos em que a saga Harry Potter foi filmada. E confesso que apesar de não ser um Potter Fã - E AQUI VAI UM SPOILER - fiquei muito triste também com a morte do personagem nos filmes. Snape era o "vilão" que se amava odiar.

Ah Alan Rickman, sua ausência será sempre sentida por nerds em todo o mundo.

Recomendados