Tom Holland irá interpretar Nathan Drake nos cinemas no filme baseado no jogo Uncharted.

Tom Holland, Uncharted e o Nerd Babaca

por Miguel Pontes

Recentemente um amigo cunhou a seguinte frase - O nerd babaca tem que acabar! - Bem, preciso concordar com ele.

Dia desses me peguei em meio a uma discussão em um grupo de amigos. O tema do brilhante debate era a escolha do ator Tom Holland para interpretar nos cinemas Nathan Drake, o protagonista da franquia de jogos Uncharted.

Holland, é o atual intérprete do Homem-Aranha no universo cinematográfico da Marvel, o MCU, tendo aparecido em Capitão América: Guerra Civil, Homem-Aranha: De volta ao lar, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e mais recentemente Homem-Aranha: Longe de Casa, se consolidando assim como o ator que mais vezes interpretou Peter Parker nos cinemas.

E porque cito esse currículo?

Bem, para que fique claro que Tom Holland não é mais um ator tão desconhecido do grande público. E que talvez, sua escolha para interpretar Nathan Drake não seja tão absurda assim.

Um dos argumentos que ouvi foi que o ator não tem a cara do personagem, não tem o jeito do personagem, não encarna a persona "macho brigador de bar" que Nathan Drake aparentemente tem no imaginário de alguns gamers. Mesmo a Sony tendo divulgado que a trama se passaria antes dos eventos dos jogos, mostrando assim um Nathan Drake mais jovem, não foi suficiente para aplacar a fúria do "nerd babaca protecionista da obra alheia", cujo o próprio estúdio criador quer mexer.

Recentemente finalizei os 4 títulos de Uncharted em que Drake é o protagonista e de fato ele as vezes encara essa persona mais anti-herói. Somente em Uncharted 4, vemos um Nathan Drake fisicamente mais velho, aparentando estar perto dos 40 anos, aposentado das aventuras, com família constituída e um emprego minimamente ligado ao seu passado como explorador. De fato, é Uncharted 4 o melhor jogo da franquia, o mais bem construído, aquele em que você entra na pele do personagem, vive com ele a nostalgia das aventuras passadas e entende suas escolhas como adulto. Talvez seja por esse sentimento que o nerd babaca defende tanto que o ator deveria ser mais velho. Por querer "garantir" que sua tão amada obra não seja profanada por um "novo público que não o conhece tão bem" quanto ele.

Porém, nas últimas décadas Hollywood parece viver de franquias de sucesso e sempre que uma nova adaptação de algum jogo famoso vai para as telonas, espera-se que a transição seja bem adaptada e não fuja tanto do original para ter o sucesso necessário e garantir uma longevidade, virando de fato uma nova franquia. E é nesse contexto que a escolha de Tom Holland faz todo o sentido pra mim.

Ora, se vai iniciar uma "nova" franquia, que seja do começo, nem todo mundo jogou Uncharted 1, 2, 3 e 4 ou mesmo conhece Nathan Drake. É preciso introduzir o personagem ao público leigo e conversar com todas as audiências e ao contrário do que o nerd babaca acha, o filme não é feito só para ele que jogou todos os jogos. O estúdio de cinema, antes de mais nada é uma empresa e uma produção cinematográfica segue todas as etapas que de um grande projeto convencional. Há análise de mercado, de público alvo, de que faixa etária se quer atingir, sendo inclusive mensurado o possível fracasso.… Lembram da historia de Homem Aranha: Longe de Casa ter de bater 1 Bilhão pra que o héroi continuasse no MCU? Todas essas questões são consideradas antes de se iniciar qualquer projeto.

 

Mas o nerd babaca, acha que pela aparência do física do ator ele não se encaixa em seus padrões de “fazer um Uncharted completamente perfeito”. Segundo eles, Nathan Drake é o valente que não leva desaforo pra casa, brigador de bar, homem com H maiúsculo, sagaz e sarcástico, que em sua visão o Tom Holland é incapaz de retratar.

Tom Holland está no seu auge no momento. Jovem, com um papel de destaque em meio a esse Boom de filmes de super-heróis, e ainda com a possibilidade de ser um dos protagonistas da fase 4 do universo Marvel, o que traria talvez, uma maior visibilidade para a franquia Uncharted nos cinemas. Um outro fator a ser considerado é a possível longevidade da franquia. Um ator mais velho seria sim um Drake fisicamente mais fiel ao ultimo momento do personagem nos jogos, porém gostaria muito de ver nos cinemas a mesma evolução do personagem que acompanhei ao longo da franquia, onde a cada nova aventura o personagem envelhecia e amadurecia enquanto você estava ali acompanhando tudo. 

Vale ressaltar também que Uncharted 4, último jogo da franquia com Drake de protagosnista, inicia mostrando um Drake mais jovem, antes de ser o explorador famoso. Tão jovem quanto Tom Holland aparenta ser.

Então nerd babaca, para de ficar reclamando de tudo e só comemora que seu jogo favorito está virando um filme.

Recomendados